Postagens em destaque

sábado, 28 de novembro de 2009

O que é heresia?

Heresia é qualquer ensino que se afasta dos ensinamentos normais de uma tradução religiosa. Em particular, isto se refere a grupos dentro do Cristianismo que ignoram alguns de seus elementos básicos - tal como a idéia de que Cristo foi divino.
A palavra grega (hairesis), que literalmente significa "escolha", é usada no Novo Testamento para designar uma seita ou facção, Por exemplo, os saduceus eram uma seita dentro do Judaísmo (Atos 5:17), assim como eram os fariseus (15:5).
Quando inicialmente muitos judeus creram que Jesus de Nazaré era o Messias, eram conhecidos como "a seita dos Nazarenos" (24:5).
Em cada um desses versos, a palavra hairesis não é usada para insultar - ela significa meramente uma seita, um pequeno grupo dissidente que se separou do Judaísmo.

Depois que a igreja cresceu e se desenvolveu, qualquer grupo faccioso dentro de uma igreja local foi chamado de heresia - isto é, era uma seita que detinha certas opiniões contrárias às verdades estabelecidas pelos apóstolos. Em vista disso, Paulo disse à igreja em Corinto que seitas deveriam se desenvolver entre eles como uma forma de separar o falso do verdadeiro (I Corintios 11:19). Eventualmente, a palavra "heresia" veio a significar o ensino particular que causava a separação de alguns do Cristianismo ortodoxo. Assim, Pedro exortava os cristãos sobre vários falsos mestres que tentariam demover os fiéis com seus ensinos heréticos (II Pedro 2:1).

Na era moderna, esta é a forma como a palavra "heresia" é normalmente entendida; é incomum e/ou falso ensinamento aquele que prejudica a fé de certos fiéis e também causa facções distintas dentro da igreja. Algumas heresias famosas incluem o Gnosticismo, a perda de um corpo de idéias que normalmente incluem o ensino de que um ser maligno criou o mundo físico; Docetismo, que ensinava que Cristo não era humano de verdade; e muitas outras, freqüentemente tendo a ver com a identidade de Cristo ou com a Trindade (dois tópicos muito polêmicos na história da igreja).




Fonte: Vivos!
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

6 comentários: on "O que é heresia?"

Juh Muniz disse...

E tu com teus ensinamente de SUMA IMPORTANCIA...
Laurinha, nao pare... nao deixe que os enviados pelo satanojo te façam parar, ta? Pq PRECISAMOS de sua orientação, inteligencia e esclarecimentos...


Na fé, pela fé e com´fé!

:*

Anônimo disse...

Olá.
As sandálias Havaianas uns meses atrás lançou a propaganda Heresia ou não.
Mandei um e-mail pra eles e postei em meu blog.
Vê lá.
http://blogdaleilahh.blogspot.com/2009/05/e-heresia-sim.html
Deus te abençoe!

Alessandra disse...

OI LAURITA,ACHO QUE MEXI NO MEU ANALYTICS E FIZ CACA,VC CONSERTA?NÃO XINGA NÃO...BEIJO.

Jeanine disse...

Seitas inspiradas por satánas para causar divisões,confusões no meio dauwles que realmente crêm,professam uma fé no Senhor Jesus!
Vigiemos e oremos!
Na fé!

Sônia Massini disse...

Oi Laura querida a doce paz,amo visitar seu espaço tão abençoador e edificante e aqui estou eu para te desejar um lindo e abençoado domingo.
Bjus no ♥

Unknown disse...

sei que tem sido grandes os ataques... mas se estás cumprindo uma ordem do Senhor então não pare, prossiga a despeito das críticas e dos ataques... pois certamente o Pai te recompensará...

o povo tem padecido por falta de conhecimento, então é sempre bom quem se dispõe a abrir os olhos da galera...

cuide-se guria.faça uso de sua armadura. bjs

Postar um comentário

obrigada por visitar e comentar, Deus te abençõe!