Postagens em destaque

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Capoeira - Certo ou errado?

A prática da capoeira é bem comum no Brasil; de norte a sul encontra-se terreiros e mestres prontos a conduzi-lo pelo mundo dos jogos acrobáticos. É uma forma de luta genuinamente brasileira, praticada ao som de instrumentos tais como: berimbau, agogô, atabaque, pandeiro, entre outros.

Atualmente, nos quatro cantos do planeta, há praticantes. Os benefícios para o corpo físico são facilmente comprovados, pois, exige de seus praticantes um excelente preparo para a execução das acrobacias.

Apesar de não defender uma tendência religiosa, facilmente, identifica-se uma profunda interação com as religiões afros, nas ações e cânticos. Não os condeno, afinal, a liberdade e o direito de culto, e a prática das mais diversas filosofias religiosas estão asseguradas na Constituição Federal. No entanto é incompatível com os princípios bíblico e conseqüentemente, desaconselhável a sua prática pelos que professam a fé evangélica.

Veja o depoimento do Mestre Decânio:
“Mestre Decânio, o mais idoso "Filho de Bimba" ainda vivo, decano da Capoeira Regional, médico e filósofo, pesquisador da capoeira, contribuiu recentemente com interessantes observações sobre a questão da origem da capoeira.
Estudando os ritmos do candomblé, percebeu que o ritmo básico de Logunedê corresponde às batidas do pandeiro na capoeira.
Podemos concluir:"O candomblé é a fonte mística... donde brota a magia da capoeira!" Há grande similitudes entre os movimentos da capoeira e os movimentos das danças rituais do candomblé, e outras semelhanças: no candomblé, o ritmo dos atabaques é o nexo entre "os Orixás e o Vodunce", assim como na capoeira, o estilo do jogo acompanha a musicalidade do toque.
A capoeira é o processo complexo constituído pela fusão ou caldeamento de fatores de várias origens... dos africanos herdamos os movimentos rituais fundamentais do candomblé...”
www capoeiradobrasil.com.br

Mesmo vivendo em dias nos quais as igrejas estão cada vez mais permissivas e tendenciosas a copiar as práticas comuns aos não evangélicos. Inclusive, já existe uma versão “gospel” da capoeira, na qual os cânticos foram adaptados.
Afirmam seus criadores que o objetivo é alcançar para o evangelho os adeptos da capoeira; sinceramente, não consigo ver sustentação na Palavra de Deus para justificar a adaptação de costumes sabidamente não cristãos, com o fim, de angariar seguidores para as igrejas. O Senhor Deus não precisa de inovações, precisa sim, de vidas cheias de poder e autoridade para manifestar a Sua glória.

É imperioso ouvir-se Espírito Santo e que os corações sejam sensibilizados para a verdade da impossibilidade da modernização do evangelho, afinal, a palavra é imutável.
As filosofias diversas, não devem encontrar lugar no coração do homem que procura santificar-se e ser instrumento nas mãos do Senhor Deus. É preciso que haja discernimento do Espírito, afinal, a vida que nos é proporcionada deve ser exclusivamente para honra e gloria do Eterno, e isto com todas as forças possíveis. E nesta visão, é preciso abrir-se mão de muitas atitudes aparentemente normais e inofensivas à vida espiritual.

Amado, aconselho que seja sensível ao Espírito Santo, que tenha discernimento e sabedoria do Alto para julgar o grau de importância das ações. O que é mais importante, agradar a Deus ou satisfazer os anseios da vontade?
O Senhor aconselha:
“Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” 2 Co 6:14;

“Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz... E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” Ef 5:8,11;

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” Cl 1:13;

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1Pe 2:9;

"Não imitem os costumes dos povos que eu vou expulsar dali, conforme vocês forem tomando posse da terra. Eu fiquei aborrecido com eles por causa das coisas imorais que faziam." Lv 20.23.
Não se deixe levar por vãs filosofias e toda sorte de doutrinas; seja fiel, santo, puro e cheio do Espírito Santo, assim, de tua vida fluirá um rio de água viva!

Elias R. de Oliveira
Fonte: Vivos

___________________________________
Certa vez eu tive um sonho muito forte, e no sonho Deus me alertava para não reciclar lixo do demónio. Fiquei dias pensativas neste termo, então compreendi que não devemos vasculhar o lixo do inferno procurando algo de legal e atraente e fazer aquilo ser bom. infelizmente tem muita gente reciclando este tipo de lixo, e as variedades são extensas, agora a gente já tem: Motel Gospel, Funk gospel, Igreja de Gays, Balada gospel... e por aí vai...
Não é Deus que copia, Ele é o criador de todas as coisas, ao copiar-mos as coisas do mundo estamos parecidos com o maior plagiador que existe: O Diabo.
A porta é mais estreita do que se imagina, não é qualquer um que vai entrar no Céu!

Laura Pinheiro.


Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

9 comentários: on "Capoeira - Certo ou errado?"

Lúcia disse...

Oi, Laura!!
Não sei bem como funcionam as aulas de capoeira, pensei e penso q se fosse só uma dança, um esporte, não teria problema... mas realmente com músicas profanas não dá...
Sobre seu comentário, as fotos e relatos são da viagem do meu esposo, eu não fui junto, rsrsrsr.
Bjins

Alessandra disse...

tá demorando um tiquinho mesmo..mas já já chega né?Aí eu tiro foto.beijo beijo...

DéboraFernands(: disse...

Um otimo post (:
Acredito que depente muito'
Como esporte não há problema.o problema esta em invocar..
Volte sempre !

Cleo e Sara disse...

gostei do seu post
penso que os ritos da capoeira não combinam com a palavra de Deus.
meu esn poso era capoerista, logo que se converteu, compreendeu que não tem como separar as coisas, não existe meio termo, "é santo ou é profano".
BEIJOS

Sônia Massini disse...

Olá vim agradecer sua visita, dizer q to me recuperando e te desejar uma noite abençoada.
Doce paz e bj no ♥

Anônimo disse...

Quando pequena eu sonhava em fazer capoeira,mas,depois soube que era uma espécie de oferenda ,então não quis mais nem saber .Porém acredito que esse esporte faz bem pra saúde ,é claro que sem as músicas profanas ,de qualquer forma eu não praticaria esse esporte.

Cíntia Mara disse...

Olha só... Todos os sons foram criados por Deus e todos os instrumentos podem (e devem) ser usados para glorificar o nome dele. O diabo se apossa de certos elementos, mas tudo foi criado para dar glórias a Deus.

Sendo assim, não acho que o ritmo utilizado na capoeira deva ser 'proibido' aos cristãos. Por que não é o instrumento utilizado que vai louvar a Deus ou ao diabo, mas as vidas de quem os está utilizando. Acho que o mais importante é a letra das canções que são utilizadas. Não sou muito ligada no assunto, porque não gosto de capoeira. Mas dizer que o ritmo em si é impróprio para o crente é o mesmo que dizer que o rock é do diabo, sem atentar para as letras das músicas. Louvar significa elogiar. E para elogiar precisamos das palavras, certo? Então o ritmo sozinho não quer dizer nada.

Lógico que temos que vigiar. Minha opinião é a seguinte: sem tem dúvidas, não faça. Mas não acho certo condenar pessoas cristãs, que andam de acordo com o evangelho e vivem uma vida que glorifica a Deus, por praticarem um esporte que é, tradicionalmente, associado a religiões pagãs.

Bjos

Fernanda disse...

Motel Gospel?!

Jesus... :S

Bjs.....

Anônimo disse...

o salmo 150 diz para louvarmos ao senhor de todas as formas!! com todo tipo de instrumentos de cordas e etc, tudo oq respira louve ao Senhor! a guitarra é um instrumento uzado em bandas de rocke demoniacas e as guitarras tbm são uzadas nas igrejas, existe rocke gospel e muitas vidas ja foram tranformadas por esses tipo de louvores! então pq os instrumentos da capoeira não pode ser uzado para louvar ao senhor, pq não se pode transformar ele para um meio de evangelização, assim como foi feito com o rocke, grandes nomes da musica gospel estão ganhando vidas para Deus, Fernandinho, Oficina G3, a capoeira não pode ser descriminada,e ela sim pode ser uzada para louvar ao Senhor!

Postar um comentário

obrigada por visitar e comentar, Deus te abençõe!